A tosse é um reflexo importante que ajuda a limpar as nossas vias aéreas. Ela impede que corpos estranhos entrem na árvore respiratória, o que pode causar problemas.
A tosse pode ser chamada de “seca” (quando não apresenta catarro) ou produtiva (quando vem acompanhada de secreção).
Em adultos, as causas mais comuns de tosse são:
- – Infecções virais – Incluem resfriados, gripe e COVID-19. Normalmente, uma tosse causada por uma infecção viral dura apenas uma semana ou duas, mas às vezes pode durar mais.
- – Consumo de cigarro (tradicional ou eletrônico)
- – Gotejamento pós-nasal – É quando o muco do nariz escorre ou flui pela parte de trás da garganta. Isso pode acontecer quando as pessoas têm um resfriado, alergias ou uma sinusite.
- – Doenças pulmonares – Problemas pulmonares como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem dificultar a respiração.
- – Refluxo ácido – É quando o ácido que normalmente está no estômago volta para o esôfago (o tubo que transporta alimentos da boca para o estômago).
- – Efeito colateral de medicamentos para pressão arterial chamados “inibidores de ECA”
É normal tossir de vez em quando. Mas em alguns casos, a tosse pode ser um sintoma de alguma doença. Procure um especialista se a tosse se prolongar por mais de 2 semanas, vier acompanhada de falta de ar, sangramento, febre, dor no peito ou perda de peso. A presença de secreção amarela esverdeada também pode indicar um sinal de gravidade.
Neste caso, o pneumologista realizará a entrevista médica e o exame físico, que podem ser suficientes para indicar o diagnóstico e direcionar o tratamento adequado. Em alguns casos, a realização de exames complementares pode ser necessária.
Se você está tossindo há mais de duas semanas ou apresenta alguns destes sinais de alerta agende sua consulta, será um prazer te atender!